A Femur é um evento que também se preocupa com o meio ambiente. Associar questões sustentáveis à indústria moveleira é fundamental e indispensável nos dias de hoje. Por isso, nós contamos com a Simbiose Ambiental, uma empresa especializada em gestão ambiental e regularização. Já na última edição da Feira, em 2018, tivemos ótimos resultados a partir de novas medidas que foram tomadas em relação à 2016. Veja só:

– Alteração da estrutura de estandes personalizados para estandes padronizados. Isso eliminou totalmente a geração de resíduos de madeira, tecidos/carpete, latas de tintas e outras sucatas metálicas como pregos e parafusos.

– Substituição da praça de alimentação por buffet, reduzindo descarte de garrafas PET, latinhas, embalagens de alimentos, dentre outros resíduos, além de o desperdício de alimentos.

– Utilização de copos biodegradáveis em substituição aos copos descartáveis de plástico.

– Redução de 82% de resíduos gerados na Femur 2018 em relação à Femur 2016 mesmo com o aumento do número de empresas participantes.

– Centralização dos serviços na Feira em 2018 permitiu maior controle da destinação dos resíduos gerados em todas as etapas do evento.

Para 2020, a proposta é seguir as estratégias mas também superar os últimos resultados. Por isso, vale destacar que os materiais utilizados nos stands e gôndolas na edição 2018 serão reaproveitados nesta edição. Apenas os adesivos utilizados na personalização dos mesmos serão descartados. No mais, o material das divisórias, estruturas, etc., será o mesmo, não havendo geração de resíduos.

A sustentabilidade também estará presente pelos corredores da feira: lixeiras ecológicas feitas de papelão, material reciclável e resistente (possibilitando a reutilização das mesmas), estarão dispostas nas áreas de circulação interna. Além de serem práticas e fáceis de guardar, visto que são lixeiras montáveis, isso contribui ainda com a redução nos impactos ambientais resultantes do transporte e da armazenagem.

Outra ação sustentável já consolidada na Femur e que será mantida em 2020 é a destinação adequada dos resíduos. A redução na geração de resíduos não recicláveis decorrente da padronização dos estandes e da contratação do buffet contribui de forma significante para que parte dos resíduos sejam destinados para reciclagem. Os não recicláveis são enviados para locais que oferecem devida estrutura, licença ambiental e demais documentações necessárias para haja uma correta destinação dos mesmos.

Parceria de Sucesso

Todo o trabalho e planejamento de realizar uma feira de móveis de grande porte de forma mais sustentável começa cerca de um ano antes da data do evento. São muitos os preparativos que são alinhados ao longo de diversas reuniões entre o Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá (Intersind), responsável pela organização da Femur e a Simbiose Assessoria, que presta toda a consultoria no auxílio de fazer um evento sustentável já há 6 edições.

Juntas, elas formam uma equipe organizadora que se preocupa  em analisar cada aspecto da feira considerando possibilidade de menor impacto ambiental possível. Em 2018 o trabalho de gerenciamento de resíduos deu um salto maior em sua efetividade quando foi detectado que a maior geração de resíduos se encontrava no momento de montagem e desmontagem dos estandes.

Prêmio Design Sustentável

Pelo terceiro ano consecutivo, a Femur apresenta o Prêmio Design Sustentável, uma iniciativa já consolidada na indústria do mobiliário como símbolo da valorização do ideal de sustentabilidade.

As empresas participantes da feira são incentivadas a apresentar produtos inovadores causando o mínimo possível de impacto ao meio ambiente.

Aquele que mais se destacar leva o prêmio para casa. E a decisão final dos vencedores poderá ser da população de Ubá. A avaliação de uma banca especialista definirá os móveis finalistas, que serão votadas pelo público local entre os dias 2 e 5 de dezembro. Os móveis ficarão expostos no Fórum Cultural de Ubá neste período:

02/12 – das 13h às 19h

03,04 e 05/12 – das 9h às 19h

Neste ano, os critérios do Prêmio terão maior foco no desenvolvimento de design ecológico e nas modificações ecoeficientes do processo produtivo. Tal mudança é decorrente de uma grande e perceptível evolução dos produtos inscritos a cada edição, possibilitando assim uma avaliação um pouco mais criteriosa.

A população que visitar o Fórum Cultural e votar irá concorrer a um IPhone 8. O sorteio do telefone acontece no dia 6 de dezembro, data em que também será divulgado o resultado das empresas vencedoras, entre 9h e 16h. Os três produtos vencedores terão espaço de destaque exclusivo no hall de entrada da FEMUR 2020.

– O Troféu

Outra novidade desta edição é o troféu que será entregue aos vencedores: o seu design foi elaborado por equipes formadas por alunos dos cursos de Design e Marcenaria do SENAI Ubá, e escolhido por meio de concurso realizado pela instituição.

A Feira

A FEMUR 2020 acontece entre os dias 20 e 23 de janeiro de 2020 no Pavilhão de Exposições do Horto Florestal, em Ubá (MG).  Com o tema  “Novos Tempos para Novos Negócios”, a 14ª edição da feira traz um conceito mais moderno e tecnológico além de uma nova identidade visual para receber lojistas e fabricantes de todo o Brasil.

Mais informações

Assessoria de Imprensa Fusco Marketing: Ana Garcia – 32 99823 1902

Intersind: Ludmila Oliveira – 32 99102 9736