Tratar das questões sustentáveis na indústria moveleira hoje em dia é fundamental e indispensável em nosso setor. É por isso que a Femur sempre se preocupou em ser um evento que cause o mínimo de impactos ao meio ambiente. Para que isso ocorra, em sua últimas edições ela tem contado com o reforço da Simbiose Ambiental, uma empresa especializada em gestão ambiental e regularização nesse meio. Em 2018, nós já tivemos ótimos resultados a partir de novas medidas que foram tomadas em relação à 2016. Veja só:

– Alteração da estrutura de estandes personalizados para estandes padronizados. Isso eliminou totalmente a geração de resíduos de madeira, tecidos/carpete, latas de tintas e outras sucatas metálicas como pregos e parafusos. 

– Substituição da praça de alimentação por buffet, reduzindo descarte de garrafas PET, latinhas, embalagens de alimentos, dentre outros resíduos, além de o desperdício de alimentos.

– Utilização de copos biodegradáveis em substituição aos copos descartáveis de plástico.

– Redução de 82% de resíduos gerados na Femur 2018 em relação à Femur 2016 mesmo com o aumento do número de empresas participantes.

– Centralização dos serviços na Feira em 2018 permitiu maior controle da destinação dos resíduos gerados em todas as etapas do evento.

Para 2020, a proposta é seguir as estratégias mas também superar os últimos resultados. Por isso, vale destacar que os materiais utilizados nos stands e gôndolas na edição 2018 serão reaproveitados nesta edição. Apenas os adesivos utilizados na personalização dos mesmos serão descartados. No mais, o material das divisórias, estruturas, etc., será o mesmo, não havendo geração de resíduos.

A sustentabilidade também estará presente pelos corredores da feira: lixeiras ecológicas feitas de papelão, material reciclável e resistente (possibilitando a reutilização das mesmas), estarão dispostas nas áreas de circulação interna. Além de serem práticas e fáceis de guardar, visto que são lixeiras montáveis, isso contribui ainda com a redução nos impactos ambientais resultantes do transporte e da armazenagem.

Outra ação sustentável já consolidada na Femur e que será mantida em 2020 é a destinação adequada dos resíduos. A redução na geração de resíduos não recicláveis decorrente da padronização dos estandes e da contratação do buffet contribui de forma significante para que parte dos resíduos sejam destinados para reciclagem. Os não recicláveis são enviados para locais que oferecem devida estrutura, licença ambiental e demais documentações necessárias para haja uma correta destinação dos mesmos.

Prêmio Design Sustentável

Pela terceira vez consecutiva, a Feira de Móveis de Minas Gerais – FEMUR traz o Prêmio Design Sustentável. A fim de estimular as empresas da indústria moveleira a apresentarem produtos inovadores que não impactem o meio ambiente, a iniciativa avalia os seguintes critérios:

Inovação – Viabilidade produtiva

Sustentabilidade do produto  –  Criatividade no uso de materiais

Aquele que mais de destacar leva o 3º Prêmio Design Sustentável. Além da banca julgadora especializada, a população de Ubá irá participar também da decisão dos móveis que serão premiados em 1º, 2º e 3º lugares. A votação popular ocorre durante a exposição dos móveis finalistas no Fórum Cultural de Ubá, entre os dias 2 e 5 de dezembro. Confira a programação abaixo: 

Votação

 02/12 – das 13h às 19h 

03,04 e 05/12 – das 9h às 19h

Os três produtos vencedores terão espaço de destaque exclusivo no hall de entrada da FEMUR  2020.

Concorra a um IPhone 8

A população que visitar a exposição no Fórum Cultural de Ubá e votar nos móveis mais criativos inscritos no Prêmio Design irão concorrer  a um IPhone 8. O sorteio do telefone acontece no dia 6 de dezembro, data em que também será divulgado o resultado das empresas vencedoras, entre 9h e 16h. Para mais informações, envie um e-mail para designsustentavel@simbioseambiental.com.br ou ligue no número (32) 98876-7030.

FEMUR 2020

Faltam poucos meses para o início da 14ª Feira de Móveis de Minas Gerais. Com o tema  “Novos Tempos para Novos Negócios”, o evento acontece entre os dias 20 e 23 de janeiro de 2020 no Pavilhão de Exposições do Horto Florestal, em Ubá (MG). Uma ótima oportunidade para você começar fazendo ótimos negócios com empresários, lojistas e fabricantes de todo o Brasil. As principais tendências do mercado moveleiro e últimos lançamentos em um só lugar.

Mais informações

Assessoria de Imprensa Fusco Marketing: Ana Garcia – 32 99823 1902

Intersind: Ludmila Oliveira – 32 99102 9736