Prêmio Design Sustentável: Aliando Indústria moveleira e ecologia
Em sua quarta edição, premiação consolida polo moveleiro como centro de inovações
Atitudes sustentáveis vêm sendo um dos principais diferenciais das empresas quando o assunto é inovação, também influenciando muito na decisão de compra do consumidor. Por isso, desde 2016, a Femur, em parceria com a Simbiose Ambiental, realiza o Prêmio Design Sustentável. Nele são desenvolvidas ideias que buscam aliar a indústria moveleira com as atuais demandas ambientais.
Já há um tempo, a indústria de móveis vem tomando iniciativas para diminuir o impacto que ela causa no meio ambiente, dando preferência para matérias-primas de procedência certificada e utilizando madeira de reflorestamento em sua cadeia produtiva. No entanto, é possível minimizar ainda mais os efeitos negativos da produção moveleira sobre nossos ecossistemas.
Dessa forma, o prêmio incentiva a criatividade na hora de produzir novas peças, apresentando novos conceitos e paradigmas para a produção moveleira. Desde o reaproveitamento de sobras de madeira, até a utilização de couro reciclado, os projetos trazem beleza, conforto, inovação e preocupação com a experiência do usuário com seus produtos.
História do Prêmio
A primeira edição do Prêmio Design Sustentável ocorreu em 2016. Nessa primeira edição, os vencedores ficaram expostos no hall do evento, e a premiação contou com a presença do presidente do Intersind, Aureo Barbosa, do gerente do SESI/SENAI de Ubá, Cláudio Bellose e do diretor-presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, que na ocasião incentivou a premiação, ressaltando que ela “valoriza muito os esforços que cada uma dessas empresas tem na melhoria dos seus projetos de sustentabilidade e estimula outros, inclusive, a almejarem essa distinção, e o prêmio é uma maneira de se alcançar isso”.
Em 2018 começou a ter mais participação da população, através do voto popular. Os concorrentes ao prêmio ficaram expostos no Fórum Cultural, onde os visitantes poderiam escolher os melhores, e ainda concorrer a um Ipad.
Em sua última edição, no ano de 2020, a premiação utilizou como critério de avaliação o desenvolvimento de design ecológico, modificações ecoeficientes no processo produtivo, mitigação de impactos ambientais, certificação do produto ou matéria-prima utilizada e impacto visual, criatividade e tendências.
Com base na votação da banca especialista, foram determinados os móveis finalistas, os quais foram expostos no Fórum Cultural de Ubá por uma semana, onde receberam votos da população, que concorreu ainda, através de concurso cultural, a um iPhone.
O que esperar para 2022
Para a 4ª edição do prêmio diversas mudanças ocorreram. A primeira foi em relação à quem pode participar. Se nas premiações anteriores as empresas desenvolviam os projetos, agora elas disponibilizaram três opções para modificações, então um grupo de estudantes, que é quem vai desenvolver as modificações, vai selecionar com qual dessas três opções deseja trabalhar. Em uma convocação feita para os cursos de design da região, foram convidados estudantes da área para que desenvolvam mudanças que tornem os projetos mais sustentáveis.
Os finalistas ficarão expostos no Fórum Cultural, os vencedores no hall da feira. Além disso, vai haver premiação em dinheiro, que pode chegar a até R$1200,00 para a equipe vencedora. Todas as empresas participantes vão receber um projeto com modificações sustentáveis em um de seus produtos, e as vencedoras receberão troféus.
A banca de avaliação vai ser composta por Dorgival da Silva, Superintendente Regional de Meio Ambiente da Zona da Mata, engenheiro de produção e de segurança no trabalho, pós-graduado em formas alternativas de geração de energia e gestão ambiental empresarial. Luiz Costa, pesquisador líder do Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Superfícies do Centro de Inovação e Tecnologia - CIT, graduado em química pela UFV e doutor em química inorgânica pela UFMG, com foco em aplicações ambientais. Marcelo Pinto, professor do Departamento de Tecnologia do Design da Arquitetura e do Urbanismo na Universidade Federal de Minas Gerais, designer com experiência em diversas empresas e setores, especialista em gestão de design pela UFMG, mestre em tecnologia para o ambiente construído e patrimônio sustentável pela mesma instituição, e doutorando em design pela USP.
Vencedores de Edições Anteriores
1ª Edição - 2016
1º Lugar: Cozinha de Aço Dandara - Itatiaia
2º Lugar: Colchão Green - Castor
3º Lugar: Cadeira Dandara - Modecor
2ª Edição - 2018
1º Lugar: Conjunto de Mesa e Cadeiras Calcário - Modecor
2º Lugar: Armário Smart - Itatiaia
3º Lugar: Poltrona Egg - House Deccor
3ª Edição - 2020
1º Lugar: Buffet Maloca - Montanha Móveis
2º Lugar: Cozinha Gourmet G3 - Itatiaia
3º Lugar: Cadeira Levi - Suprema Estofados
_____
Acompanhe tudo sobre o 4º Prêmio Design Sustentável e sobre a Femur nos canais de comunicação da Feira. Facebook e Instagram @feirafemur, ou através do site.
Femur 2022 - Da simplicidade à sofisticação
Serviço:
Femur - Feira de Móveis de Minas Gerais
Data da Feira: 24 a 27 de janeiro de 2022
Horário: 14h às 21h
Local: Pavilhão de Exposições do Horto Florestal, Ubá-MG
Entrada gratuita mediante credenciamento.
Evento exclusivo para lojistas.
Entrada proibida para menores de 16 anos.
MAIS INFORMAÇÕES:
Assessoria de Imprensa: Flávio Christo - 32 99812-4711
Assessoria de Imprensa Intersind
Ludmila Oliveira (32) 3531 1307 / 9 9102 9736