Primeira no setor a acontecer neste ano, no Brasil, a Feira de Móveis de Minas Gerais – FEMUR 2020, está trazendo lançamentos preparados pelas indústrias do polo moveleiro de Ubá – MG, capital estadual dos móveis. Lojistas do Brasil todo estão repondo os estoques após final de ano e Black Friday. Em entrevista com o designer de produtos, Miron Soares, destacamos as principais tendências do mercado moveleiro. Confira.

 

CORES

Miron cita tons quentes e terrosos, como terracota, mostarda, verde floresta, bordeaux, salmão e azul petróleo. Além disso, os tons claros e mais básicos que nunca saem da moda, são atemporais: cinza, bege, cáqui.

Texturas aveludadas e tons quentes e terrosos são tendência para o mercado moveleiro – Produtos: Lara Estofados (Flávio Fusco)

 

TEXTURA

Texturas aveludadas em tons quentes, com destaque para as cabeceiras, marcam presença na FEMUR 2020. Também estão em alta os rústicos em tons naturais e a presença de gomos na superfície e relevo nos produtos. 

 

Acquarela Estofados e Cabeceira Rondomóveis (Flávio Fusco)

 

FORMAS

Para o designer de produto, estamos na Era das curvas, uma inspiração nas formas naturais. A característica pode ser percebidas nas cadeiras, mesas, sofás, mobiliário infantil com as bordas arredondadas. Nas mesas redondas com vidros espelhados na cor bronze, off white e cappuccino. Nas bases/pés, as peças em metal são a tendência, “mas sem deixar a madeira de lado, que se mantém forte no mercado ainda”, pontua Miron, que também cita bases ripadas, sofás modulados com terminações poligonais e a palhinha presente em cadeiras, buffet e base de mesas reforçando um estilo mais brasileiro e atemporal.

ACESSÓRIOS

Almofadas, mesinhas e banquinhos revestidos ganham destaque na feira. Percebemos a presença de cores quentes e temas étnicos, florais/naturais e listras.

 

A FEMUR 2020 é realizada pelo Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá (Intersind) e acontece até esta quinta, 23 de janeiro, de 14h às 21h, no Pavilhão de Exposições do Horto Florestal de Ubá – MG. A participação é exclusiva para lojistas do setor moveleiro.