Uma data que tem se tornado cada vez mais relevante no calendário brasileiro é a última sexta-feira de novembro, a famosa Black Friday.

O dia que dá início oficial às compras de fim ano é uma tradição nos Estados Unidos onde as lojas oferecem descontos arrasadores durante 24h – ou o final de semana inteiro (Black Weekend).

Essa é uma ótima oportunidade não só para os clientes como também para os lojistas de todos os segmentos de vendas. Quem se prepara e cria estratégias meses antes, assim como o consumidor que guarda o seu dinheiro aguardando a data para comprar, consegue faturar bons lucros antes mesmo de chegar dezembro.

No mercado moveleiro as expectativas são altas, visto que muitas pessoas aproveitam muito mais a Black Friday para comprar bens duráveis (móveis, eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos…) do que no Natal, quando o foco está em presentes “menores”, como roupas, sapatos, acessórios e brinquedos.

Uma dica importante é reforçar (ou lançar) a sua marca no mundo digital. Hoje em dia, grande parte dos consumidores fazem compras pela internet (e-commerce) ou pelo menos pesquisam antes as promoções em sites e redes sociais. A praticidade de não precisar sair de casa, enfrentar filas ou poder comprar algo que não tem disponível em sua cidade é algo valioso no mercado atual. Aproveite a Black Friday para esvaziar o estoque liberando assim espaço para as novas ofertas de Natal.

Devido a fraudes passadas, o consumidor está cada vez mais exigente e em busca de descontos reais. Os lojistas devem oferecer descontos reais deixando sempre em evidência o valor que o produto tinha antes e o atual. Contar com uma equipe bem treinada, uma boa reserva de produtos e condições especiais ( frete grátis, prazo maior para parcelamento, curto tempo de entrega….)  também são coisas fundamentais para atrair o seu cliente em meio a tantas promoções.

E lembre-se: você pode estender as ofertas da Black Friday para o final de semana ou até mesmo segunda-feira, conhecida como Cyber Monday. Nesta semana, não há comprador que resiste a uma boa oferta.